Sobre o Desrotulando

O que é?

É um aplicativo para celular, disponível para iOS e Android, que ajuda os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis no supermercado.

Como funciona?

Criamos um algoritmo que calcula a nota, de 0 a 100, com base nos ingredientes e informações nutricionais do rótulo do produto.

Quais são os critérios e referências?

Nossa maior inspiração e embasamento para os critérios de avaliação é o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), o qual recomenda uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados, o consumo com moderação de alimentos processados e que se evite o consumo de alimentos ultraprocessados.

Sendo assim, o foco do aplicativo é auxiliar as pessoas encontrarem alimentos menos processados dentro da variedade de produtos industrializados disponíveis no supermercado.

Além disso, para avaliação da tabela nutricional, utilizamos como referência resoluções, decretos e portarias da Anvisa, Ley de Alimentos Manual Etiquetado Nutricional (Chile) e o Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde.

Quais são os critérios de avaliação de cada perfil?

Saúde em Geral: indicado para quem quer ter uma alimentação saudável e não possui necessidades específicas. O objetivo é auxiliar as pessoas a encontrarem produtos menos processados, com menores teores de açúcar, de sódio e de gordura trans.

Referências: Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014Guideline: Sugars intake for adults and children. Geneva: World Health Organization, 2015Guideline: Sodium intake for adults and children. Geneva: World Health Organization, 2012REPLACE: a roadmap to make the world trans fat free by 2023: World Health Organization, 2018; Arquivos Brasileiros de Cardiologia. I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, volume 100, n° 1, suplemento 3, janeiro 2013.

Perda de Peso: para quem quer emagrecer, mas sem abrir mão da saúde. Maior peso para menos calorias, menos açúcares e mais fibras alimentares, além dos critérios do Saúde em Geral.

Referências: ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. – São Paulo, SP, 2016.

Alimentação Infantil: para lhe ajudar a escolher os produtos mais saudáveis para seus filhos. Maior peso para menos açúcares, menos adoçantes, menos gordura trans e menos aditivos controversos, além dos critérios do Saúde em Geral.

Referências: Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos, Ministério da Saúde, 2013; Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos. Ministério da Saúde: Versão para consulta pública – Brasília, junho/julho de 2018.

Hipertensão: um perfil especialmente preparado para quem precisa controlar a pressão. Maior peso para menos sódio, além dos critérios do Saúde em Geral.

Referências: Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, volume 107, nº 3, suplemento 3, setembro 2016.

Diabetes: para quem precisa controlar a diabetes. Maior peso para menos açúcares, menos carboidratos e mais fibras alimentares, além dos critérios do Saúde em Geral.

Referências: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018 / Organização José Egídio Paulo de Oliveira, Renan Magalhães Montenegro Junior, Sérgio Vencio. São Paulo: Editora Clannad, 2017.

Para quem é o aplicativo?

O Desrotulando é destinado às pessoas que consomem produtos industrializados e desejam criar hábitos alimentares de acordo com o que é preconizado no Guia Alimentar para a População Brasileira.

Se você não concorda com as diretrizes do Guia ou não consome alimentos industrializados, o aplicativo não será útil a você.

Qual a origem dos dados de produtos no aplicativo?

A maior parte dos rótulos avaliados são enviados pelos nossos usuários que, ao não encontrarem algum produto no aplicativo, enviam fotos do rótulo para que seja incluído em nosso banco de dados.

Além disso, alguns fabricantes optam por nos fornecer as informações dos produtos em lote, para que eles estejam sempre atualizados no aplicativo.

Os rótulos dos produtos são confiáveis?

As informações apresentadas nos rótulos são de responsabilidade dos Fabricantes, os quais devem obedecer às legislações vigentes. Com a nossa experiência desde 2012 avaliando rótulos, percebemos que existem alguns erros, aparentemente por desconhecimento de fabricantes menores, mas também a legislação deixa brechas que dá margem para não termos total transparência nos rótulos.

Por exemplo, a tolerância com relação aos valores de nutrientes declarados no rótulo é de + 20%; não há obrigatoriedade da declaração da quantidade de açúcares; e quando um ingrediente composto representa menos do que 25% do alimento, não é necessário declarar seus ingredientes.

Tais fatos são exemplos que prejudicam nossa avaliação e também interferem na transparência da informação.

Funciona apenas no Brasil?

O aplicativo está disponível na AppStore e GooglePlay em qualquer país. Entretanto, no momento avaliamos apenas produtos vendidos no Brasil.

Como utilizar as avaliações do aplicativo?

As avaliações apresentadas no aplicativo tem caráter apenas de educação nutricional, traduzindo dados técnicos em termos acessíveis ao público leigo, de forma que possam embasar suas escolhas alimentares.

Entendemos que uma alimentação saudável é pautada por equilíbrio, sem modismos ou radicalismos.

Não quer dizer que você não possa consumir produtos com uma nota ruim, tudo vai depender da frequência e da quantidade de consumo, pois no final das contas o que importa é a sua alimentação como um todo, ou seja, a soma das escolhas que você faz diariamente.

O aplicativo substitui o atendimento de um nutricionista?

Não, mas pode ser uma importante ferramenta de apoio, já que a partir do plano alimentar definido pelo nutricionista, você poderá personalizar os critérios de avaliação para encontrar os produtos indicados para você.

São patrocinados por alguma empresa?

O Desrotulando é totalmente independente. Nossa receita vem dos usuários que assinam a versão Premium (paga) do aplicativo.

Qual a diferença entre a versão Grátis e Premium?

Você pode baixar o Desrotulando na AppStore e GooglePlay, e ter acesso gratuitamente aos seguintes recursos:

  • Consultar pelo código de barras.
  • Ver o food-score (nota), pontos positivos, negativos e composição do produto.
  • Pesquisar produtos por nome, marca ou categoria.
  • Sugerir rótulos para avaliação.
  • Utilizar o perfil Saúde em Geral, indicado para quem não tem objetivos ou necessidades específicas.

Já no Premium, você tem acesso a mais recursos:

  • Personalizar os critérios de avaliação de acordo com o seu objetivo alimentar (perfis “Perda de peso”, “Alimentação Infantil”, “Diabetes”, “Hipertensão” e “Avançado”).
  • Configurar restrições de ingredientes e de alérgenos.
  • Consultar as melhores alternativas ao produto consultado.
  • Ordenar as pesquisas por diversos critérios: melhor nota, pior nota, menos calorias, mais proteínas, menos carboidratos, menos gorduras totais, menos gorduras saturadas, mais fibras alimentares, menos sódio e menor processamento.
  • Filtrar as pesquisas por diversos critérios: sem açúcar adicionado, sem farinha refinada, sem gordura trans, sem adoçantes naturais, sem adoçantes artificiais, sem corantes, sem aditivos controversos, sem glúten, sem trigo, sem soja, sem leite, sem lactose, sem ovo, sem oleaginosa, sem amendoim, sem frutos do mar e sem peixes.

Relacionamento com Fabricantes

Não somos contra a indústria de alimentos, mas acreditamos que a informação é a melhor ferramenta para você fazer escolhas mais saudáveis no supermercado e, consequentemente, buscar produtos mais saudáveis.

Buscamos sempre a transparência em nosso trabalho. Se você é um fabricante e deseja maiores esclarecimentos sobre os critérios, solicitar a correção ou atualização de algum produto ou publicar um contraponto às avaliações realizadas, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo email [email protected]

Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.

Quem somos?

Somos a união de uma nutricionista e um empreendedor apaixonados por alimentação saudável e tecnologia.

Em 2012, começamos como um pequeno blog, chamado Fechando o Zíper, onde o objetivo era auxiliar as pessoas a  conciliar a dieta e vida social. Na sequência, em 2013, criamos um site de avaliações de rótulos e nos anos de 2014 e 2015 nos consolidamos como a primeira plataforma online e colaborativa de avaliação de rótulos do Brasil. Em 2016, lançamos a primeira versão do aplicativo e passamos a nos chamar Desrotulando. Somos o primeiro aplicativo de food score do Brasil, facilitando a vida de mais de 100 mil usuários, que utilizam o Desrotulando diariamente para fazer escolhas mais saudáveis.

* Carolina Costa Cabral da Costa Silva Grehs (CRN2 9739) e Gustavo Haertel Grehs.

Dúvidas e Problemas

Como faço para ler o código de barras?

Para ler o código de barras com a câmera do celular, é só ir na página inicial do aplicativo, clicar no botão azul com sinal de código de barras na parte inferior central da página inicial e posicionar o código de barras no local indicado na câmera (linha vermelha). Ao realizar o foco, você escutará um bip e o aplicativo exibirá a avaliação do produto.

A câmera do celular não está abrindo para ler o código de barras. Como resolver?

Se a câmera não abrir, provavelmente o aplicativo está sem permissão para acessar a câmera do seu celular. Por favor, siga as instruções abaixo:

iPhone: Acesse os “Ajustes” do iPhone, role até o “Desrotulando” e clique nele. Após, verifique se a configuração referente à “Câmera” está habilitada. Se não estiver, é só habilitar.

Android: Acesse “Config > Aplicativos > Desrotulando” e verifique se o app possui permissão para acessar a câmera. Se não estiver, é só habilitar.

Talvez seja necessário fechar o aplicativo e abrir novamente para que a configuração funcione.

Tenho Android e quando vou scanear um código de barras, escuto o bip mas nada aparece na tela ou sou redirecionado a tela inicial do aplicativo. Como resolver?

1. Acesse CONFIGURAÇÕES > OPÇÕES DE DESENVOLVEDOR e desabilite esta opção em seu aparelho, caso esteja habilitado.

2. Instale novamente o Desrotulando e tente escanear o produto.

Encontrei produtos repetidos no aplicativo. Por quê?

Isso ocorre porque um mesmo produto, em embalagens de tamanhos diferentes diferentes, possui códigos de barra diferentes. Para que você possa consultar pelo leitor de código de barras, é necessário o cadastro de todos os códigos de barra.

Encontrei um produto com diferentes avaliações. Por quê?

Nenhum produto com a mesma composição terá o food-score diferente. Neste caso, confira a lista de ingredientes e a tabela nutricional para verificar as diferenças.

A composição de um produto no aplicativo está diferente do rótulo que estou em mãos. É possível atualizar?

Sim, na tela do produto, clique no botão “Atualizar” e siga as instruções para envio das fotos do rótulo.

Por que às vezes não encontro os produtos que desejo consultar?

Apesar de nosso banco de dados contar com milhares de produtos, é possível que, dependendo de sua região ou hábitos de consumo, você não encontre os produtos que deseja.

Neste caso, não precisa se preocupar: você pode sugerir o rótulo para incluirmos no banco de dados.

Como sugerir rótulos para avaliação?

Ao ler o código de barras de um produto que não esteja cadastrado no aplicativo, será exibido um botão “Enviar para avaliação” e siga as instruções apresentadas para envio das fotos.

Por que não avaliam algumas categorias de produto?

No momento, não avaliamos as seguintes categorias: sal, açúcar, adoçante, óleo, azeite, fermento, refrigerante, mel e papinha. Estas categorias necessitam de critérios de avaliação específicos, os quais ainda não temos no aplicativo.

Outras categorias como água, bebida alcoólica e produtos a granel, não são avaliadas porque não há a obrigatoriedade da rotulagem nutricional.

Já as fórmulas infantis e os suplementos não são avaliados pois seu uso deve ser prescrito por um profissional da saúde.

Quero assinar o Premium mas não tenho cartão de crédito. É possível?

No momento, aceitamos apenas cartões de crédito, pois o pagamento é realizado através de sua conta na GooglePlay e iTunes.

Assinei o Premium mas o aplicativo diz que eu ainda sou Grátis. O que fazer?

A verificação da assinatura Premium funciona da seguinte forma: toda vez que você abre o aplicativo, ele se comunica com os servidores do Google ou da Apple para validar a sua assinatura e, se ela estiver válida, o acesso é liberado em seu telefone.

Em alguns casos, pode ocorrer uma falha nesta consulta. Para sincronizar novamente o seu telefone, siga as instruções abaixo:

iOS: na tela dos planos Premium, clique no botão “Recuperar compras”.

Android: feche o aplicativo (inclusive do plano de fundo) e abra novamente. Se o problema persistir, remova o aplicativo e instale novamente.

Quero cancelar o Premium. Como devo proceder?

Para cancelar, é só seguir as instruções dos links abaixo: