Hoje trouxemos um exemplo para mostrar como ler apenas a frente da embalagem pode dar uma ideia errada do que o produto realmente é.

Percebam que o fabricante destaca os ingredientes de um produto 100% suco como:

  • Laranja, cenoura e maçã.
  • Sem adição de açúcar.
  • Sem conservantes.
Alegações do fabricante

Alegações do fabricante

E o que a lista de ingredientes diz?

Lista de ingredientes

Lista de ingredientes

Ordem da lista de ingredientes

Ao invés de ser “laranja, cenoura e maçã”, como destacado na frente da embalagem, é, na verdade, “maçã, laranja e cenoura”. Isso significa que a maçã está em maior quantidade ao invés da laranja.

Uso de sucos na sua forma concentrada

De uma maneira geral, não gostamos de ver o uso de sucos concentrados. Pois, isso significa que o fabricante está utilizando um suco em uma concentração diferente da natural, ou seja, é diferente do que simplesmente espremer a fruta.

O suco em sua forma concentrada deve receber a adição de água para voltar à sua concentração natural. E isto distancia o produto de um suco feito em casa.

“Sem adição de açúcar”

O fabricante realmente não utiliza açúcar adicionado ao produto, mas a legislação[1] diz que um produto com a alegação “sem adição de açúcares” não pode conter ingredientes que contenham naturalmente açúcares e que sejam adicionados aos alimentos como substitutos dos açúcares para fornecer sabor doce.

Temos visto o uso do suco concentrado de maçã em sucos como uma forma de adoçar sim:

“Com suco de maçã para diminuir açúcar adicionado”

“Sem conservantes”

Para um produto que diz “sem conservantes”, não esperaríamos encontrar antioxidante ácido ascórbico na lista de ingredientes. O antioxidante serve para evitar que o produto oxide, isso significa que ele retarda a deterioração do produto. E isto é uma forma de conservar o produto na nossa opinião. Sabemos que o ácido ascórbico é a vitamina C, e, portanto, é um micronutriente naturalmente encontrado nas frutas em questão. No entanto, neste caso, ele foi adicionado pelo fabricante.

“100% suco”

O uso de antioxidante, de aromatizante e de sucos em forma concentrada o distanciam, e muito, do que consideraríamos 100% suco. Na nossa opinião, neste caso, esperaríamos encontrar como lista de ingredientes: suco de laranja, polpa de cenoura e suco de maçã.

Utilize o nosso app para lhe auxiliar a criar esse senso crítico e não se deixe levar apenas pelas informações da frente da embalagem 😉

Referência

  1. RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012 da ANVISA.